terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CUBISMO


ORIGEM

O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.


O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:



Cubismo pré-analítico - ou Cubismo Cézanniano - uma espécie de "preparação" para o cubismo, onde as primeiras características surgem.


Cubismo analítico - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas; A forma é analisada num plano, decomposta e montada novamente nesse mesmo plano. A prioridade dada à forma é máxima, tal que a composição cromática aponte quase para uma só cor.O objecto é de tal forma distorcido que quase tende para a abstracção, ficando no limite do perceptível e do abstracto. Foi nesta fase que se procedeu a uma teorização do cubismo, sobretudo através do Grupo do Bateau Lavoir.A esta fase segui-se o cubismo de colagens.


Cubismo sintético - É a última fase do cubismo. Sucede o cubismo de colagens.Qualquer aspecto decorativo e/ou acessório ao objecto representado era extraído. A representação de objectos do quotidiano também ajuda à compreensão das obras, pois do hábito, reconhecem-se mais facilmete através de um ou outro pormenor, como por exemplo um cachimbo que remete a representação de um fumador.



INFLUÊNCIAS


O cubismo foi influenciado pela escultura negra e pelas artes primitivas, pelas retrospectivas de Cézanne, no Salão de Outono de 1907 e de Seurat no Salão dos Independentes em 1905. Em 1907 Picasso termina Les Demoiselles d’Avignon que marca o nascimento do Cubismo. O simultaneismo caracteriza o Cubismo analítico, reúne em uma tela única diversos aspectos do mesmo objeto, não tal como se vê mas como se pensa, como existe em si e na mente. Esse período de análise extrema e de experimentação sistemática não se processava sem o perigo de hermetismo, o qual Georges Braque e Pablo Picasso remediaram com o uso de "papiers collés", em 1912 e de detalhes reais como meios excitantes perceptivos.




CUBISTAS E ARTISTAS COM OBRAS CUBISTAS







CARACTERÍSTICAS


O cubismo pode ser considerado uma das principais fontes da arte abstrata e suas pesquisas encontram adeptos no mundo todo. No Brasil, influências do cubismo podem ser observados em parte dos artistas reunidos em torno do modernismo de 1922, em alguns trabalhos de Vicente do Rego Monteiro (1899 - 1970), Antonio Gomide (1895 - 1967) e sobretudo na obra de Tarsila do Amaral (1886 - 1973). O aprendizado com André Lhote (1885 - 1962), Gleizes e, sobretudo, com Léger reverbera nas tendências construtivas da obra de Tarsila, em especial na fase pau-brasil. A pintora vai encontrar em Léger, especialmente em suas "paisagens animadas", motivos ligados ao espaço da vida moderna - máquinas, engrenagens, operários das fábricas etc. - e o aprendizado de formas curvilíneas. Emblemáticas do contato com o mestre francês são as telas criadas em 1924, como Estrada de Ferro Central do Brasil e Carnaval em Madureira. Não se pode mencionar o impacto do cubismo entre nós sem lembrar ainda de parte das produções de Clóvis Graciano (1907 - 1988) e de um segmento considerável da obra de Candido Portinari (1903 - 1962), evidente em termos de inspiração picassiana.



Nenhum comentário: